18 abr

Montando a lancheira

Falando de: Dicasmães

Montar a lancheira de todo dia parece uma tarefa fácil, mas não é, porque além de agradar as crianças temos que se preocupar com a saúde delas. E alimentação precisa ser equilibrada. O lanche precisa ser saudável mas também atrativo e gostoso. E precisamos de uma dose ou várias de criatividade. E conforme eles vão crescendo é bom que eles participem da escolha, mas opções já pré escolhidos por você, porque fica muito vago quando você não mostra as opções, aqui em casa escolho duas frutas ai pergunto: você quer levar maçã ou pera? ou você quer pão ou bolo? Faço isso porque o meu filho tem cinco anos e ainda monto a lancheira . E ensinar seu filho a comer certo, isso começa lá atras quando eles passam a comer alimentos sólidos. Apresentar todos os legumes, verduras e frutas . Por tudo que leio e converso com profissionais, quanto mais tempo você demorar para apresentar doces, salgadinhos e industrializados maior vai ser a aceitação de alimentos saudáveis. As papinhas do meu filho não colocava nem óleo e nem sal e os sucos naturais sem açúcar ( e continuam até hoje), mas hoje em dia uso sal e óleo na comida, porque na época ele estava conhecendo os sabores. E formando seu paladar. Uma criança que come logo cedo papinhas industrializadas, doces e salgadinhos, ela acaba não aceitando alimentos mais naturais. Quantas vezes já ouvi mães falando” meu filho só quer comer salgadinho” ou minha filha não gosta de frutas”, se você não criou esse hábito e nem você come, não vai ser depois de grandinho que ele vai passar a comer, que já conheceu tantas guloseimas ricas em sabor, porque os salgadinhos tem condimentos que agrada nosso paladar, a mesma coisa os doces…. Quando pequeno explicava de um jeito lúdico a importância das frutas, quem come banana tem mais força nas perninhas para correr mais rápido, o Elefante é grande e forte daquele jeito e come alface…a Girafa come cenoura. Ele adorava ouvir isso, qual é  criança que não gosta dos bichos? Vamos montar a lancheira. Vai um carboidrato ( tipo de pão ou bolo ou as opções da foto dos industrializados) e uma fruta, bebida não mando sempre, até 3 vezes na semana.
– pão:  ( ele adora mini ciabatta) pode ser pão de forma ou variar usando as muitas opções da padaria, comprado no dia, bolo caseiro ( esse da foto é de milho, receita aqui ), cup cakes ( sem recheio e cobertura ( coloco pouca massa pra não ficar tão massudo e seco). Só pego levo nos industrializados, tipo bisnaguinhas, pães e bolos, por que tem muita gordura vegetal hidrogenada.
– frutas: uso um bolador para frutas, para aquelas  que posso mandar picadas ( manga e melão da lancheira do meu filho, faço também com mamão) e abacaxi vão picadas.

E as frutas que oxidam (escurecem), como a maçã, banana, pera…eu mando inteiras e com casca. E cachos de uvas sem sementes

as bebidas :prefiro iogurte , porque é mais nutritivo que bebida láctea. Eu levo essa marca porque com tantas opções no mercado, levava bebida láctea achando que era iogurte. Yakult e esse suco de maçã ( compro esse pq acho mais saudável que os outros de caixinha, que é uma água com açúcar, e conservantes. Algumas marcas colocam muito corantes.

– os carboidratos industrializados: bisnaguinha (essa é da padaria) com geleia, manteiga ou requeijão
bolinhos: esse da pullman sem recheio e sem cobertura, tem menos açúcar. E esse da SuaviPan é integral e o açúcar usado é o mascavo. Esses saquinhos de cereal podem até ser açucarados, mas a porção é tão pequena (25g)…
cookies integrais (leia o rótulo, o primeiro ingrediente que aparece, é o que tem em maior quantidade, os integrais, usam a farinha integral como principal ingrediente) e o original (mando um pacotinho, quando vai um deles, vai isso e uma fruta) e amanteigados ( esse é uma delícia (mando uma porção)

castanhas e frutas secas são práticas e nutritivas, eles gostam pq são docinhas, maçã seca, tem mix de frutas secas ( mando ameixa, passas, damascos, maçã…) As cristalizadas tem muito açúcar, já as desidratadas não. Tem apenas o açúcar da fruta.

E uma ou duas vezes no mês, ele come na cantina da escola, deixo ele a vontade para escolher, nas festinhas também.
Mamães espero que gostem do post, quis dividir com vocês. E vocês o que mandam?

Tags:

Mostre para os amigos!


Deixar um comentário

Nome*

Blog*

Blog da Lia Lima - Todos os Direitos Reservados - Copyright © 2018